Por que contratar uma consultoria de negócios?
18 Out 2017 / comentários / Estratégia e AçãoUma das perguntas mais comuns e iniciais de nossos clientes é quanto ao retorno do seu investimento.
- Como posso ter certeza de estar investindo certo?
Nossa resposta é sempre muito clara. Com a consultoria podemos aumentar as chances de sucesso; compreender e reduzir os erros recentes; mapear riscos, além de agregar valor a sua marca.
A posição do pequeno e médio empreendedor é comumente solitária. A ele cabem todas as decisões desde as estratégicas até as mais operacionais como providenciar materiais de expediente para o dia a dia da empresa. E isso vale para negócios nos mais variados segmentos.
Nesse ambiente, obter uma visão de fora, uma contribuição menos envolvida no negócio é mais que bem vinda, pois muitas vezes começa sendo a garantia de que ao menos um momento na semana esse gestor vai se dedicar a pensar na empresa, e no futuro de suas das ações presentes, como uma vez disse Peter Drucker.
Boa parte das empresas que já passaram por nosso cuidado, mostra clareza do que quer e do que acredita estar executando. Pra logo em seguida surpreender-se ao constatar que, entre o objetivo da empresa e as distrações do dia a dia, o propósito já se perdeu há algumas decisões atrás. É nesse momento que resgatamos o objetivo do negócio, desenhando cenários, lendo o mercado criando um plano de ação para:
• Reforçar pontos fortes ligados ao objetivo a ser atingido;
• Pontuar fragilidades da empresa que podem atrapalhar as ações;
• Identificar oportunidades disponíveis no mercado;
• Observar e atuar sobre as ameaças muitas vezes minimizadas pela paixão do empresário sobre seu negócio ou produto.
Após essa etapa, percebemos claramente nas atitudes do cliente que suas decisões começam a ser mais fáceis ou mais leves, pois o rumo está definido. Ouvimos com freqüência que o dia a dia fica mais leve só por saber que têm apoio nas definições centrais do negócio.
Muito importante reforçar que a consultoria de negócios só tem resultados quando o trabalho é feito a várias mãos e o cliente está aberto para as ponderações e conclusões resultantes do trabalho, e que em alguns momentos podem ser diferentes da sua percepção. Reconhecer que grande parte dos problemas é conseqüência de ações impensadas, intuitivas ou fora do plano, muitas vezes é dolorido e ao mesmo tempo fundamental para o amadurecimento da empresa. Justamente essa dor, entender de onde veio, faz o aprendizado que previne a repetição desse comportamento no futuro.
Solo preparado, agora é abastecer o tanque para decolar. As próximas etapas, de Plano de Marketing e ou Comercial, Modelo de Vendas e Plano de Comunicação ficam para as próximas postagens. Obrigada pela leitura, segue por aqui as novidades e os próximos temas. Dicas e comentários são sempre bem vindos!