O que uma sólida Estratégia Comercial pode trazer pra você?

A estratégia comercial fala de como abordar o mercado, como se aproximar do cliente do jeito certo, entendendo e respeitando o seu jeito de comprar e se relacionar com a sua marca, seus produtos e serviços.


O objetivo fundamental de todo e qualquer negócio é o lucro e para tanto, a estratégia comercial deve ser efetiva, colocando o seu cliente e o processo de vendas como função central no contexto da organização, alinhada com o propósito e a estratégia. Como uma filosofia que permeia o negócio desde o primeiro ponto de contato da marca com seu mercado até ações de fidelização e recorrência. A estratégia comercial atrai, se relaciona e retém clientes alvo pré definidos no posicionamento da empresa.
Ter claro o posicionamento do negócio, definir para quem ele foi concebido, é sempre o ponto de partida:


Para quem? (público alvo)
Nossa marca? (quem somos)
O que oferecemos? (diferenciais)
Para que seus consumidores sintam-se? (benefícios emocionais ou experiência)

Feito isso, definido seu público seguimos as etapas a seguir:


• Alinhamento estratégico: Propósito, Segmentação e Objetivos.
• Planejamento: definição de métricas essenciais e respectivas metas.
• A jornada do cliente: como seu cliente se comporta na hora da compra.
• Definição do canal e equipe de vendas: loja, internet, distribuição, revenda.
• Criação das peças de Marketing: criação de lay outs e textos de vendas.
• Controles: Métricas, Análises e retroalimentação do processo.
• Resultados Consistentes: As táticas que dão resultados são repetidas e adaptadas conforme portfólio do cliente.


Na prática é bem mais simples do que parece e a segurança que se ganha ao final do processo não tem preço. Saber para onde se vai encurta o caminho, e nós temos certeza que sim!