Como obter mais resultados de uma consultoria de negócios

Há muitos benefícios em contratar um consultor externo seja nas áreas financeira, de gestão, marketing ou RH. A decisão de contratar o apoio de um especialista é um passo importante para toda empresa que deseja profissionalizar-se, atingir objetivos mais desafiadores, contornar barreiras internas ou de mercado ou no mínino obter uma visão fria do negócio. Um espaço adequado e seguro para discutir aquelas dúvidas que tiram o sono da maioria dos empreendedores. Quais as zonas cinza que a visão envolvida do empresário não consegue alcançar?

Além disso, contratando apoio externo, a empresa adquire instantaneamente habilidades adicionais as suas e traz para dentro da organização um conhecimento especializado que poderia levar tempo para construir. Um (ótimo) consultor de marketing, por exemplo, poderá aplicar seu conhecimento de forma a criar soluções e identificar oportunidades independentemente do ramo ou vertical de mercado, qualquer que seja a indústria na qual atua o cliente. Muitas empresas adquirem certa afinidade com determinados segmentos e esta pode ser uma estratégia de atuação das consultorias, no entanto as melhores opções oferecem visão abrangente e justamente os não vícios do segmento.
O desafio para quem contrata é saber usar o consultor como ferramenta e como tal explorar ao máximo e evitar obstáculos que de alguma forma comprometam o sucesso do projeto. A seguir, sugerimos 3 passos para que o empresário esteja atento e com isso garanta o melhor aproveitamento de seu investimento:
1) Abra o armário e deixe os problemas a mostra: para que o consultor entenda as causas raiz, é importante ter transparência e colocar todos os problemas na mesa, o bom e o ruim. É bastante comum, o empresário esconder algum aspecto negativo do negócio sem saber que não mostrando o cenário completo acaba comprometendo a melhor análise e compreensão da situação de forma aprofundada, ou algum item essencial para o sucesso do projeto como um todo.
2) Defina quais as métricas de sucesso: ambas as partes, cliente e consultor, devem ter clareza sobre quais métricas estão sendo avaliadas e não assumir subjetividades difíceis de abordar num momento a seguir. Isso previne os comuns mal entendidos quando um lado acha que esta tudo bem e o outro se mostra desapontado. Também o bom senso cabe aqui, as metas devem ser projetadas ao longo do tempo, muitas vezes em etapas, visto que algumas dependem de outras para serem implementadas.
3) Estabeleça os termos de confiança: é conveniente e seguro discutir as partes de cada um no início do acordo de trabalho. Ambos, consultor e empresa, devem estar certos de suas responsabilidades e da quantidade de informação confidencial que vai estar em jogo, mesmo após o término da relação. Tendo esse acordo no início da relação comercial, problemas de ordem prática, legal e de relacionamento são evitados.
Em outras palavras, ao contratar uma consultoria tenha em mente que estará reforçando o seu próprio time e não um técnico externo a apitar cada uma de suas faltas. Ao contrário, criando um ambiente de cooperação todos saem ganhando. Da mesma maneira, o consultor ou especialista poderá desempenhar melhor suas habilidades e oferecer o seu melhor. Afinal, toda empresa tem suas metas e não diferente de você, o consultor deseja colher bons resultados, ver clientes satisfeitos e prosperando. Havendo confiança e entendimento mútuos, as chances de sucesso são mais altas para ambos.