7 Erros Comuns no Planejamento Estratégico

Quando se fala em planejamento alguns empresários logo imaginam um processo longo, trabalhoso e teórico que, ao final, resulta em um documento para ficar na gaveta pelo resto do ano. Não precisa e nem deve ser assim.
O bom planejamento parte de um histórico de resultados da empresa e uma breve análise sobre os principais indicadores do negócio: receita bruta, margem, rentabilidade por linha de produtos ou simplesmente unidades vendidas x estoque.
Com base nisso, o objetivo do próximo período é definido. E agora? Quanto queremos faturar? Quanto precisaremos produzir para tanto? Quais investimentos serão necessários? A política de preços está alinhada com o mercado? A equipe contratada dará conta do recado? E qual o valor adequado de investimento deve ser destinado para marketing e vendas?
Essas questões bem práticas e outras devem estar no seu planejamento anual. Tais perguntas servem unicamente para termos certeza se o objetivo definido é atingível com a estrutura que se tem e sem deixar de ser desafiador ao mesmo tempo.
Certo. Aí você pensa: "Tudo isso foi feito no ano passado, por que não obtivemos sucesso?" Bom, há várias possibilidades para que o resultado não seja alcançado, mas podemos dizer que quando um plano não está bem montado já começamos a corrida queimando a largada.
Veja abaixo os 7 erros mais comuns cometidos por médias e pequenas empresas que comprometem o andamento do planejamento de vários negócios por aí:
1. Definir metas sem ter clareza sobre onde se quer chegar ou sem considerar o cenário.
2. Deixar algum objetivo sem plano de ação ou sem meta mensurável.
3. Não garantir o engajamento de todos da organização, dos sócios aos diretores, gestores e demais colaboradores.
4. Deixar algum membro da equipe sem meta.
5. Não monitorar a execução das ações ou terceirizar o acompanhamento do plano e das ações.
6. Não medir resultados ao longo do processo.
7. Por fim, desistir do plano ao longo da execução.
Está com dificuldade de executar ou montar seu plano de ação para 2017? Nós da General Sales podemos te ajudar.