Sim, você ouviu certo, Recorde de Vendas!

Você já ouviu aquela frase? 

Faça o melhor que puder com o que você tem hoje.

Foi bem assim. Era quinta-feira, dia 29, 8hs da manhã, rotina normal, abrimos o reporte de vendas do mês e lá estava ele. O melhor número de faturamento dos últimos 4 anos. Lindo, redondo, indubitavelmente lá.
Não foi uma surpresa, trabalhamos muito para isso. Foco diário, acompanhamento dos times de campo, certeza de que os processos estavam todos implementados. Check list de decolagem:

1) Linha de produtos? Revisada, renovada. check
2) Equipe treinada, planejamento de vendas, relacionamento com clientes chave nutrido com 1 ano pelo menos de dedicação. check
3) Política comercial adequada ao mercado e às capacidades da empresa, com preços alinhamos, entrega, prazos de pagamento, sistema interno de suporte a vendas. check
4) Capacidade de produção, logística e entrega. check

Sentiu falta de alguns itens no roteiro acima? Sim, faltou e falta muita coisa a ser feita ainda. E essa é a realidade em muitas empresas, confere?
Precisamos de mais investimentos em trade, precisamos melhorar nossa comunicação com o cliente final, melhores ferramentas comerciais que facilitem as rotinas de vendas, melhores ferramentas internas também de gestão e apoio a decisão. Nem vamos mencionar maquinário, RH e investimentos nos projetos de longo prazo e continuidade do negócio. Temos um longo caminho pela frente e essa é a melhor notícia. 
Desafios e dificuldades sempre tem e geralmente em maior volume que as conquistas. Esse mês, porém, e em especial esse ano delicado que tem sido 2019, decidimos dar uma pausa, respirar e comemorar. A gente nem sabia muito como fazer isso. Podemos mesmo comemorar? Tem certeza? Simm, devemos.


Nova semana, a 4 meses do final do ano calendário, mil situações ainda por solucionar, outros projetos já em implementação e pouco tempo para nossa vontade de ver acontecer nosso melhor ano, na contramão do cenário de mercado e econômico.
E como vai ser? Como sempre foi. Acorda, vai trabalhar, seleciona as prioridades, vira a página do que já foi resolvido e mãos à obra do que ainda falta fazer.
Temos novo produto a ser lançado, sistema de custeio tinindo de novo em plena implantação, novo sistema de gestão interna sendo usado por todos, melhor qualidade das informações internas do negócio, e uma nova estratégia comercial no forno para sair. E segue o baile.


Encerro com uma frase que sempre nos inspira aqui na GS, supostamente dita por Elon Musk:

“Quando algo é importante o suficiente, você realiza mesmo que as chances não estejam a seu favor.”