Qual o ingrediente secreto para que a sua equipe alcance o desempenho esperado?

O que motiva de verdade uma equipe de vendas ou de atendimento é a pergunta de um milhão de cliques, não é?  Grande parte de nossos projetos tem essa demanda inicial. O cliente entende que precisa de treinamento de vendas ou que o problema está nos profissionais contratados. Nem sempre.
Boa parte da solução começa pelo desenho de modelo de vendas que - consiste em entender o mercado alvo - e criar um processo comercial personalizado que traga qualidade e reduza o ciclo de vendas. Durante as etapas de diagnóstico e implementação das ações já percebemos mudança nos resultados. Apenas a própria atenção dedicada à equipe já muda o cenário interno da empresa, propiciando maior envolvimento e melhor desempenho geral.

Um bom roteiro de atendimento também ajuda a padronizar o serviço e o cliente final logo percebe, mostrando satisfação e voltando a comprar. O que observamos com freqüência é que o maior desafio vem depois, na fase seguinte de manutenção do trabalho e do novo processo implantado; continuar crescendo em busca de resultados melhores parece ser difícil para muitas equipes.

A mudança de comportamento e continuar crescendo em busca de resultados melhores é o desafio de muitas equipes e seus líderes.

Trabalhando sobre esses pontos e pensando em nossos clientes conseguimos ver muitos dos tópicos levantados pelo time de RH do Google num recente texto divulgado faz muito sentido para empresas daqui também. Link ao final do texto(*)  Há mesmo características comuns que explicam o desempenho superior de alguns grupos comparados a outros.

Entre questões ligadas a propósito e impacto do trabalho, todos sabem que as novas gerações desejam contribuir com seu trabalho para causas maiores, o principal fator identificado está na liderança. Isso mesmo, os líderes são os protagonistas, aqueles que criam e propiciam o ambiente adequado de segurança para que as equipes sintam-se a vontade para trabalhar, errar, acertar, contribuir, crescer.

Liderança, trabalho em equipe, confiança e um bom ambiente de trabalho são ítens que favorecem o melhor desempenho geral.

Trabalho em equipe ou confiança nos colegas também apareceu como importante fator de sucesso e um senso de fazer algo a mais pelo grupo, o que também pode ser facilitado pelo líder.
Cascatear a orientação estratégica para o grupo traduzindo à equipe onde cada um contribui para as metas gerais da empresa, isso é que faz a diferença.


*Texto Original: https://rework.withgoogle.com/blog/five-keys-to-a-successful-google-team/