Direcionamento Estratégico: O que isso significa para o seu negócio?

Se você também tem essa dúvida, chegou a hora de esclarecer. Veja a seguir.
Muitos empresários atuantes no mercado sabem da importância e necessidade do Plano Estratégico. Isso em teoria. Chega na hora de operar, iniciar um negócio e investir, o que acaba prevalecendo é a intuição disfarçada de expertise e vivência de mercado. A autoconfiança, item que inclusive já falamos antes em Os 7 Erros Comuns no Planejamento Estratégico tende a se sobrepor ao certo e seguro. Acontece, é normal, mas sempre é tempo de rever e colocar o trem nos trilhos.
O direcionamento estratégico é bem mais simples e prático do que se pensa. Consiste em fazer planos e tomar decisões de uma maneira estratégica, ou seja, de forma coerente com objetivo e resultado esperado. Isso é o que diz a literatura, e na prática? Como é que se faz na prática?


A 1ª etapa é uma conversa franca sobre como a empresa foi criada, quem foram os iniciadores e seu propósito. Qual a definição do negócio? O que faz? Pra quem? E como?
Dependendo do ponto de maturidade da empresa, avalia-se o cenário em que está inserida, bem como resultados atuais, deve-se avaliar também sua oferta de produtos e serviços. Quem são seus concorrentes? 


Organizando e ordenando as informações colhidas, pode-se obter a matriz de Oportunidades e Ameaças, seja do ponto de vista do mercado como de dentro da empresa. Tal análise é bem importante desde que esteja relacionada aos objetivos do negócio, evitando-se uma longa lista de defeitos da empresa ou qualidades que acabam por não agregar valor ao negócio ou ao serviço, em especial na percepção do cliente final ou comparativamente aos concorrentes. Para exemplificar, imagine um artesão exímio nadador. Excelente que saiba nadar, infelizmente tal habilidade em nada acrescenta de valor ou diferencia seu produto artesanato. Entende?
Em seguida, entendida a essência do negócio e o cenário de concorrentes, começamos a desenhar o caminha para os diferenciais do produto ou serviço. Qual a sua oferta única para o mercado? Tem uma ótima pergunta que se faz nessa hora: e se a sua empresa fechasse hoje, o que o seu cliente perderia? Se ele perder pouco, seu diferencial é fraco. Se ele perder muito ou tiver dificuldade de encontrar substituto, temos aí um ótimo diferencial.

Certo. Sou único e agora. Tudo pronto? O ponto a seguir é como comunicar, também de forma única, com seu grupo de clientes. Como eles vão encontrá-lo? Então, temos a seguinte equação:

{PROPOSITO CENTRAL DO NEGOCIO (CORE) + PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES + DIFERENCIAIS PARA SEU MERCADO ALVO}

Temos assim a combinação única da sua empresa e estaremos prontos para desenhar o plano de comunicação e comercial. Como atingir seu público, como ser percebido pelo cliente e como abordá-lo.

Tudo muito prático, porém conciso. Pois o ponto é que lidamos com recursos escassos de tempo e investimento. Definir onde focar e medir resultados, sem lamentar pontos deixados de fora do plano. Parece complexo? Não, de fato um plano assim estruturado é libertador e traz segurança para a empresa como um todo. Fica claro de onde partimos e para onde vamos.

Pode até acontecer de o resultado ser menor que o esperado, entretanto, dessa forma fica fácil identificar erros e acertos. Ajustes serão sempre necessários, pois afinal eis a emoção de empreender e vencer. Erros e dificuldades fazem parte da jornada e tornam a vitória ainda mais saborosa no final. Em frente.