Como ser lembrado pelos seus clientes sempre, agora e após a pandemia?

A pandemia está impactando diretamente a economia, o ritmo das compras caíram drasticamente em alguns segmentos devido ao isolamento social. Empresas já sentem as consequências do cenário incerto e estudam caminhos para sobreviver a esta situação. Este capítulo histórico que estamos vivendo ainda tem muito a nos ensinar, como humanidade e como empresas.

Primeira coisa que você deve ter em mente neste momento: qual o legado da minha empresa para o mercado e clientes? Como você ajudou seu cliente? Como seu cliente vai lembrar da sua marca?

São perguntas chaves que devemos responder para iniciar uma estratégia de fidelização em meio ao momento.

 

Atendimento é Prioridade

O principal atrativo de um negócio é o atendimento, é fundamental investir na qualificação dos profissionais do negócio por meio de treinamentos e compartilhamento de informações pertinentes da empresa. Pesquisas reforçam que o principal atrativo na hora de avaliar bem um empreendimento é a boa experiência com a marca quanto ao atemndimento.

Marketing do Bem

Forçar venda neste momento pode soar oportunismo, e isto não fará nada bem à imagem do seu negócio. Ofereça conteúdo de qualidade, isto demonstra o quanto você quer se relacionar com o cliente, deixando claro que sua preocupação é com ele e que a intenção não é a de venda no momento. Sua empresa irá colher os frutos na retomada da economia.

Programa de Fidelidade

Esta estratégia do plano de fidelidade já foi mal vista pelos especialistas da área, mas volta com força neste momento. A ideia é simples: oferecer uma retribuição àqueles clientes que adquiriram um produto ou serviço. Para ter mais sucesso com essa iniciativa, pesquise o perfil do seu público de forma a encontrar uma vantagem que vai amenizar a fuga de consumidores para outras marcas.

Tenha Empatia

Toda empresa tem uma responsabilidade social, e os clientes estão atentos às marcas que cumprem com seu papel. Ações como estas podem demandar tempo e/ou investimento, mas ao longo do tempo você terá o retorno, pesquisas apontam que os consumidores seguem marcas que se engajam com temas relevantes do momento, desde que seja genuíno e alinhado com a cultura da emrpesa.

Seja Flexível

Dependendo da empresa, neste momento de incertezas, muitos contratos podem ser adiados e até mesmo cancelados, mesmo se as solicitações não estejam previstas em contrato de termo de uso, ter flexibilidade para atender as necessidades dos clientes neste momento pode trazer admiração do público e reter consumidores atuais e futuros.