5 Passos para sentir-se mais Produtivo

Há algum tempo atrás não se ouvia falar sobre produtividade, lembram? Falava-se em eficiência, eficácia, agilidade, tempo de resposta; depois, vieram métricas de nível de serviço e tempo de resposta. Teve até a discussão para definir se o melhor era ser eficaz ou eficiente? Alguém lembra qual deles era melhor? E o paradeiro do Eficiente e do Eficaz? Seguiram carreiras no exterior? Ninguém sabe, suponho.


Não estamos falando da produtividade agrícola ou fabril. Falamos aqui sobre indivíduos mais ou menos produtivos e a conseqüente avaliação que se faz nesse quesito. Produtividade virou elogio e é nesse ponto que a coisa se complica, ou seja, quando associamos uma métrica clara de produtividade a conceitos subjetivos, como, por exemplo, ter idéias incríveis e ser feliz ao mesmo tempo.


Quem tem alta produtividade, tem mais sucesso; é uma equação simples e lógica. Será mesmo?


Com a valorização crescente da informação e da produção intelectual, e o sempre crescente mercado de serviços e suas nuances, ciscando ainda no terreno das artes e da criação, você já imagina que complexo ficou definir quem produz mais, ou melhor.
Para encurtar a conversa, o que vemos na roda de amigos é aquele desabafo geral de sobrecarga de tarefas, interesses, demandas e aquela velha sensação de não estar dando conta do recado. Dizem os amigos:
- Em casa, não me sinto presente; na empresa, estou longe do ser o preferido do chefe.
- Sim. E o feriado? Nem toquei na pilha de livros que tinha separado pra ler. Mas também não arrumei o chuveiro, não vi os filmes do Oscar e o armário continua bagunçado desde o Natal.
- Ah! E o inbox? Dá tempo de organizar, responder a todos, guardar itens importantes?
- Melhor nem falar na listinha de promessas do ano novo. Ano novo??!


Mas o tema de hoje era sobre isso mesmo. E aí? Vai dar a lista definitiva, lacrada do que fazer para ser mais produtivo? Lá vai.


1) Descanse, durma, dê risada e tenha tempo pra você e para a família. Chegar de mau humor na 2ª. Feira ninguém agüenta.
2) Pratique ao menos uma atividade física 3 vezes na semana e leve a sério. Sim, para viver melhor, não há outra opção. Enfrente.
3) Tenha amigos além dos colegas do trabalho. Amizades enriquecem a vida e variar os assuntos é essencial.
4) Leia, estude, esteja informado também em áreas além da sua de atuação profissional. Relacionamentos mais ricos, assuntos variados e cultura. Quem não quer?
5) Por fim, trabalhe menos. Sim, isso mesmo. Menos, porém melhor. Entenda que sucesso não está exatamente ligado ao seu umbigo no balcão. Peça ajuda, delegue e você vai ver que dá.


Na verdade, entendemos que o problema não é SER mais produtivo, porém SENTIR-se produzindo um trabalho de qualidade, na direção certa de nossos objetivos e sendo reconhecido por tal. Vale tentar e conseguir.